quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oralidade e Escrita

Esta postagem é uma síntese conclusiva dos exercícios reflexivos relacionados ao Texto 2: Oralidade e Escrita de FÁVERO, Leonor L. ANDRADE, Maria Lúcia C. V. AQUINO, Zilda G. O.
Um ponto muito abordado pelas autoras no texto é a atividade conversacional, que deve ser compreendida como o dialogo ente duas ou mais pessoas a respeito de um determinado assunto, onde a fala dos participantes se alternam.
Segundo Shelegoff a conversação tem três elementos fundamentais: a realização, a interação e a organização. A realização, é o inicio, já interação é a interferência do interlocutor no assunto e a organização é a forma que construí o discurso. Para trabalhar a oralidade da criança estes conceitos são muito importantes, para que a mesma seja capaz de iniciar uma conversa, interagir com outros falantes .
N o decorrer do texto as autoras citam o modelo de organização conversacional idealizado por Ventola( 1979),este modelo é composto das seguintes variáveis:
* Tópico ou assunto _ deve ser entendido como o que prpporciona o contato ente os falantes , ou seja , como o próprio titulo já diz é o assunto de que se fala.
*Situação _ diz respeito a ocasião como a conversa ocorre, ou seja em que fato do cotidiano ela se deu. Ex : em um Bar ,em uma causada esperando o sinal fechar, entre outros milhares de contextos que podem proporcionar uma conversa.
*Papes dos participantes- Diz respeito ao comportamento do participante na conversa, este é determinado pela situação. Ex.: em um bar conversando sobre futebol com os amigos nos comportamos de uma maneira e em uma reunião de negócios com o chefe de outra.
*Modo- Representa um grau maior ou menor de formalidade.
*Meio- corresponde ao canal de comunicação pelo qual a mensagem esta sento transmitida.Ex.: Face a face, via e-mail, telefone, torpedo etc.
Segundo a proposta de Dittmann (1979)o texto falado possui algumas características especificas, sedo elas :
*Ter mais de uma pessoa ,pois só assim é possível que ocorra a interação, pois um individuo não pode interagir com ele mesmo.
*É necessário que ocorra ao menos uma troca de falantes ,
*É preciso que o dialogo ocorra em um tempo determinado.
*É necessário que ocorra uma seqüência de ações coordenadas, podendo ser pergunta- resposta, afirmação- comentário etc.
*É deve ser centrada em um determinado assunto.
A fala pode ocorrer em dois níveis: local e global . No nível local é caracterizado por turnos, onde ocorre uma relação em pares, em que a primeira é sempre condição para a segunda. Como pode ser observado no exemplo abaixo:


Ex1.: (1) Qual a sua merenda hoje?
(2) Batata com suco.

Pode-se observar no exemplo que a resposta da segunda criança só ocorre devido a pergunta da primeira.

Já no nível Global ocorre um desvio de tópico, ou seja uma mudança de assunto, e depois uma retomada ao assunto anterior. Observe o exemplo:

Ex2.:(1) Qual sua merenda hoje?
(2) Bolo de Festa
(1) Você foi no aniversario do Junior ontem ?
(2) Fui , foi legal !
(1) Minha mãe não me deixou ir .
(2) Mas você o que troce de merenda?

Um outro ponto muito interessante do texto, e onde as autoras tratam a importância da coesão e da coerência no texto falado.Os recursos coesivos mais freqüente são os seguintes: coesão referencial, recorrencial ou seqüencial.
A coesão referencial diz respeito as repetições do mesmo item lexical, ou seja a repetição da mesma palavra em uma determinada fala.
Ex.: Trabalhei muito hoje, fiz muitos relatórios, tava muito complicada a elaboração dos relatórios, e todos os relatórios deveriam serem entregues antes do meio dia. Eram mais de 20 relatórios . Estou cansada não agüento mais ver relatórios.

A coesão recorrencial é marcada pela paráfrase, ou seja ocorre uma substituição de uma palavra, por um outro termo.

Ex.:(1)A Ana ta foi para o recreio.
(2) Vou merendar com ela.

A coesão seqüencial : Verifica-se a presença de conectores.
EX.: (1)Vamos para a show hoje, né?
(2) Claro , mas vamos sair daqui umas 22:00, ok?
(1) Tudo bem ! mas sem hora para voltar, né?

Segundo o autor existem quatro elementos básicos que contribuem para a estruturação do texto falado, sendo estes o turno, o tópico discursivo, os marcadores conversacionais e o par adjacente. Abaixo proponho-me a detalhar cada um destes:
*Turno: É a produção de um falante quando está com a palavra, é importante destacar que durante uma conversa os turnos se invertem, ou seja, ora um individuo é falante ora ele é ouvinte.
Estima-se que um participante fale de cada vez , mas não se deve tomar isso como regra tendo em vista que nem sempre isso ocorre.
Exemplo:L 1 Amanhã tenho que entregar o trabalho de história...
L2 Eu já entreguei....
L3 Eu nem comecei a fazer...
L1: Não vai dar tempo e um trabalho complicado...
A conversa acima ilustra uma situação comum onde à inversão constante de turnos. Sendo assim o turno deve ser entendido como o modo de se expressar do falante, seja com uma frase, um gesto ou até mesmo com o silêncio.

TÓPICO DISCURSIVO- É o assunto de que se fala .Deve-se ser entendido como um termo estrutural. O contexto da situação interfere no tópico . O tópico se da através da interação de dois ou mais falantes , que concordam em falar de um mesmo assunto por determinado tempo.


L1: A novela hoje vai pegar fogo!!!!
L2 : Realmente li no jornal que a mocinha vai largar o mocinho...
L1 : Mas será ela está grávida ....

Acima podemos perceber que dois falantes resolveram falar de um determinado assunto, ou seja , a novela é o tópico discursivo desta conversa.

MARCADORES CONVERSACIONAIS: São termos como: claro , certo, uhn,ahn, viu sabe? , Ne?, quer dizer, então , ai , risos, pausas , mudanças no tom de voz ou no ritmo da voz . Ou seja são elementos que marcam a conversa.

L1: A comida da Maria e ótima !!!!
L2: é né..

Neste exemplo a fala do L2 deve ser compreendida como um marcador conversacional

PAR ADJACENTE:

É quando a segunda fala é uma conseqüência da primeira , este fato ocorre em situações como: pergunta –resposta , convite- aceitação ou recusa, pedido- concordância ou recusa, saudação- recusa . Este fato ocorre em praticamente todas as conversações . Ele ocorre para organizar a conversação, podendo ser um elemento introdutor do tópico discursivo.

L1: Você vai a festa do Paulo?
L2: Vou sim...
L1 : Que legal eu também vou ...
L2 : Você conhece o Paulo a muito tempo?
L1 : Sim, gosto muito dele...

Neste caso observa-se que o par adjacente deu inicio a conversa, onde o Paulo tornou-se o tópico.

3 comentários:

  1. Carolina, o texto ficou muito bem articulado e apresenta uma síntese completa do texto. Ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Carolina, estou sentindo falta das reflexões sobre os textos 5 e 6... Além disso, deve colocar a Sintese conclusiva e a Avaliação do Processo.

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Seu portfólio está completo! Parabéns por ter chegado até aqui, demonstrando avanços em sua aprendizagem... Parabéns!

    ResponderExcluir