domingo, 26 de julho de 2009

Analise do texto : Alfabetização em processo ( Emilia Ferreiro)


Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem


Este texto do meu ponto de vista é muito importante pois prova a lógica existente nos “rabiscos” esboçados pelas crianças em suas tentativas iniciais de dominar a escritas. Muitas das vezes nos educadores olhamos esses supostos erros, e simplesmente consideramos equivocada mente todo aquele embaralhado de letras ou símbolos , uma bobagem sem importância alguma no desenvolvimento de uma escrita “correta”
Logo no inicio do texto a autora faz menção aos modos de representação que as crianças passam até chegar a uma escrita alfabética. Inicialmente não procuram fazem relação entre o que se fala e o que se escreve( pré-silábico). Em um segundo momento o aluno começa a relacionar a fala com a escrita, tentando estabelecer uma relação entre o número de silabas e o numero de letras existentes na palavra. (silábico ). O terceiro momento se da quando o aluno compreende os princípios alfabéticos.
No decorrer a autora cita algumas das dificuldades enfrentadas pelas crianças durante o percurso citado acima, tais como o fato de não existir nenhuma base clara para que a criança em processo de desenvolvimento alfabetização possa fazer distinção entre os números e as letras, tendo em visa que ambos são constituídos a partir da combinação de dois tipos de linha pauzinhos e bolinhas.Outra grande dificuldade esta relacionada as inúmeras representações gráficas das letras ( minúsculas, maiúsculas, de forma, cursiva). E a dificuldade de relacionar o todo e as partes que o constitui, sendo o estudo da ultima o tema central do texto .
Para superar estas dificuldades a criança cria algumas hipóteses interessantes, uma destas e a “ hipótese da quantidade mínima”, onde a criança compreender que não e possível escrever uma palavra com uma única letra. Uma outra é a “ variação interna” onde a criança percebe que a partir de uma única seqüência de letras não é possível ler palavras diferentes .
Para estabelecer a quantidade de letras com que determinada palavra será escrita, as crianças atuam da mesma forma que em domínios matemáticos, estabelecendo uma relação entre as partes da palavra escrita ( letras), e as partes da palavra falada suas silabas. Desta forma para escrever uma palavra basca contar seu numero de silabas, e escrever uma letra para cada uma das silabas.
Inicialmente a criança se prende apenas a quantidade de letras sem se preocupar com quais letras devem ser utilizadas, mas aos poucos ira percebendo que não serve qualquer letra devido á hipótese da variação mínima.

A interação da escrita antes da leitura convencional


Nesta parte do texto a autora se volta para o processo de interpretação de texto, estabelecido pelas crianças antes de saberem ler.
A autora explica que inicialmente a criança acredita que as letras impressas representam o nome dos objetos ( hipótese do nome). Desta forma para uma criança por volta dos 3 anos de idade, as letras impressas em uma lata de leite querem dizer leite.
Crianças entre 4 e 5 são capazes de distinguir o que está realmente escrito do que pode ser lido, a autora cita o exemplo de uma gravura de um pana na água onde o texto impressos diz: “o pato nada” , mas essas crianças podem ler “ pato” e a “ água”, “ o pato esta na água” , “ o pato esta nadando” , entre tantas outras possibilidades estabelecidas pelo contexto. Deste modo é importante ressaltar que para crianças que ainda não sabem ler formalmente, a “leitura” de uma palavra está diretamente relacionada ao contexto.
A autora estabelece alguns níveis de desenvolvimento em relação ao significado do texto escrito :
*Nível 1_ A leitura depende exclusivamente do contexto : As letras “ GATO” podem dizer gato se estiver sendo ilustrada pela gravura de um gato, mas as mesmas letras ( GATO) podem dizer elefante se a ilustração for a figura de elefante.
* Nível 2 _ Neste nível a criança já percebe que se uma seqüência de letras da nome a uma determinada gravura, esta mesma seqüência não poderá dar nome a uma outra.
* Nível 3 _ a criança começa a atentar para as propriedades do texto escrito.As primeiras propriedades que são levadas em consideração dizem respeito a aspectos quantitativo, tais como , quantidades de linhas, quantidade de seguimentos escritos quantidade de letras de um seguimento.

Um comentário:

  1. Carolina, você evidencia que têm feito, com grande atenção, as leituras indicadas. Sua reflexão aborda vários pontos do texto. Porém, há ainda alguns aspectos que podem ser melhorados: a organização das frases (uso de vírgulas, períodos mais curtos, mais objetivos...)Aqui, senti falta de uma relação mais estreita com a prática...

    ResponderExcluir