Confesso que fui para minha primeira aula de TENDENCIAS ATUAIS DE LINGUA PORTUGUESA muito chateada, pois já fiz esta disciplina em um outro período, e devido as mudanças ocorridas no currículo do curso de pedagogia estou tendo que fazê-la novamente.
Espantei-me ao saber que a avaliação se daria mediante a construção de um portfólio eletrônico, que deveria conter postagens semanais, fui para casa pensando seriamente em abandonar a disciplina.
Na segunda aula mediante a leitura do texto “Construindo o portfólio Eletrônico” escrito pelo próprio professor Ivanildo, entendi melhor a proposta e me animei na construção do meu blog. O segundo texto : “Processos iniciais de leitura e escrita “ de Rosineide Magalhães, foi muito importante para meu desenvolvimento profissional, pois a partir de sua leitura pude desenvolver muitas atividades em sala com meus alunos , pude aplicar as sugestões e ver os resultados e isso foi muito bom.
Confesso que me decepcionei um pouco o terceiro texto ( oralidade e escrita ), pois esperava que ele também estivesse ligado a realidade docente como o anterior, achei também que a proposta de resolução e correção de questão fez com que a aula perdesse um pouco da dinâmica em relação as aulas anteriores.
Em contra partida o texto “ Contexto de alfabetização em aula fez com que eu pudesse novamente fazer um ponte entre teoria e prática, levando os aspectos mencionados no texto para minha realidade como educadora . Venho trabalhando em um projeto baseado na importância de os alunos conhecerem os diferentes tipos de texto mesmo na educação infantil, aprendendo quando devem utilizar-los no dia- a- dia . Pretendo postar assim que concluir.
Infelizmente no decorrer da disciplina tive muitas dificuldades no aceso à internet o que prejudicou muito a assiduidade das minhas postagens. Consegi resolver parcialmente o problema e pretendo atualizar meu blog o mais rápido possível. Como devido a estas dificuldades não pude fazer postagens semanais das minhas primeiras aulas fiz esta síntese com todas elas.
Carolina, percebo seu esforça para tentar atualizar todas as tarefas. Por favor, observe as atividades que foram solicitadas. Ainda faltam algumas...
ResponderExcluirSobre o Exercício Reflexivo, o seu objetivo era, justamente, alterar a lógica "transmissivista ou meramente centrada nos conhecimentos e domínios do professor".
A atividade tinha o objetivo de explorar, em detalhes, o texto lido e de diagnosticar como vocês estão realizando as leituras dos textos.
Após as respostas, o diagnóstico feito demonstrou que, normalmente, continuamos seguindo o velho paradigma de fazer recortes e colagens, sem a devida aproximação e aprofundamento com as ideias do texto.
O texto focaliza um dos aspectos da ementa e, portanto, se coloca como necessário para que o futuro pedagogo reflita a respeito.
Além disso, percebeu-se que grande parte da turma enfrenta dificuldades para realizar as leituras dos textos. Assim, a atividade se consubstanciou, também, numa possibilidade de estudo! Ao ser encaminhado para a análise, o exercício proporcionou que o texto fosse explorado de modo integral. As explicações posteriores ocorreram após o diagnóstico (as respostas). Estas explicações contribuíram para a auto-avaliação e para que os "analisadores se sentissem mais seguros" para analisar os textos alheios.
Espero que, ao final do processo, vocês tenham compreendido as finalidades e intenções dessa atividade.