terça-feira, 2 de junho de 2009

Minhas aulas de TAE- LP


Confesso que fui para minha primeira aula de TENDENCIAS ATUAIS DE LINGUA PORTUGUESA muito chateada, pois já fiz esta disciplina em um outro período, e devido as mudanças ocorridas no currículo do curso de pedagogia estou tendo que fazê-la novamente.

Espantei-me ao saber que a avaliação se daria mediante a construção de um portfólio eletrônico, que deveria conter postagens semanais, fui para casa pensando seriamente em abandonar a disciplina.

Na segunda aula mediante a leitura do texto “Construindo o portfólio Eletrônico”   escrito pelo próprio professor Ivanildo, entendi melhor a proposta e me animei na construção do meu blog. O segundo texto : “Processos iniciais de leitura e escrita “ de Rosineide Magalhães, foi muito importante para meu desenvolvimento profissional, pois a partir de sua leitura pude desenvolver muitas atividades em sala com meus alunos , pude aplicar as sugestões e ver os resultados e isso foi muito bom.

Confesso que me decepcionei um pouco o terceiro texto ( oralidade e escrita ), pois esperava que ele também estivesse ligado   a realidade docente como o anterior, achei também  que a proposta de resolução e correção de questão fez com que a aula perdesse um pouco da  dinâmica em relação as aulas anteriores.

Em contra partida o texto “ Contexto de alfabetização em aula fez com que eu pudesse novamente fazer um ponte entre teoria e prática, levando os aspectos mencionados no texto para minha realidade como educadora . Venho trabalhando em um projeto baseado na importância de os alunos conhecerem os diferentes tipos de texto mesmo na educação infantil, aprendendo quando devem utilizar-los no dia- a- dia . Pretendo postar assim que concluir.

Infelizmente no decorrer da disciplina tive muitas dificuldades no aceso à internet o que prejudicou muito a assiduidade das minhas postagens.  Consegi resolver parcialmente o problema e pretendo atualizar meu blog o mais rápido possível. Como devido a estas dificuldades não pude fazer postagens semanais das minhas primeiras aulas fiz esta síntese com todas elas. 


Um comentário:

  1. Carolina, percebo seu esforça para tentar atualizar todas as tarefas. Por favor, observe as atividades que foram solicitadas. Ainda faltam algumas...

    Sobre o Exercício Reflexivo, o seu objetivo era, justamente, alterar a lógica "transmissivista ou meramente centrada nos conhecimentos e domínios do professor".

    A atividade tinha o objetivo de explorar, em detalhes, o texto lido e de diagnosticar como vocês estão realizando as leituras dos textos.

    Após as respostas, o diagnóstico feito demonstrou que, normalmente, continuamos seguindo o velho paradigma de fazer recortes e colagens, sem a devida aproximação e aprofundamento com as ideias do texto.

    O texto focaliza um dos aspectos da ementa e, portanto, se coloca como necessário para que o futuro pedagogo reflita a respeito.

    Além disso, percebeu-se que grande parte da turma enfrenta dificuldades para realizar as leituras dos textos. Assim, a atividade se consubstanciou, também, numa possibilidade de estudo! Ao ser encaminhado para a análise, o exercício proporcionou que o texto fosse explorado de modo integral. As explicações posteriores ocorreram após o diagnóstico (as respostas). Estas explicações contribuíram para a auto-avaliação e para que os "analisadores se sentissem mais seguros" para analisar os textos alheios.

    Espero que, ao final do processo, vocês tenham compreendido as finalidades e intenções dessa atividade.

    ResponderExcluir