terça-feira, 2 de junho de 2009

Impressões sobre avaliação formativa

Como o próprio termo já sugere a avaliação deveria ser uma forma utilizada pelo educador para observar a evolução da turma mediante ao que foi ensinado, avaliando assim o seu próprio trabalho.  Mas ainda hoje é muito comum a utilização de formas  tradicionais de avaliação onde o foco deixa de ser a observação dos aspectos positivos e negativos com o intuito de melhorar , e passar a assumir um papel de castigo e punição aos educandos.

A avaliação formativa se difere das demais avaliações por não punir nem castigar o aluno pelo erro, mas por dar ao educando oportunidades para que ele mesmo já melhorando seu trabalho até alcançar o objetivo esperado. Sendo assim podemos dizer que na avaliação formativa o aluno evolui gradativamente na medida em que se esforça para aprimorar seus trabalhos.

Na avaliação formativa o foco não está na nota é sim na evolução do aluno. A avaliação da se da por meio de uma nota aplicada a uma única atividade (prova), mas de forma contínua, tendo como base o desenvolvimento do aluno durante o determinado ciclo. De acordo com os princípios da avaliação formativa todos as atividades devem der avaliadas e reavaliadas tendo em vista que nesta perspectiva a avaliação é um processo continuo .

Na perspectiva da avaliação formativa as visões de professor e aluno também assumem um papel diferente. Enquanto na visão tradicional  o professore é o   único a possuir conhecimento que deve ser passado para o aluno, como se o aluno fosse um jarro vazio, que o professor deve encher ( educação bancaria) , na perspectiva  da avaliação formativa o professor ocupa a posição de mediador/coordenador do conhecimento do aluno.

A avaliação formativa é vista como uma grande arma para vencer o fracasso escolar. Acredita que devido ao seu caráter inovador que deixa de enfatizar um único momento como essencial para avaliar o aluno, e passa a ter como aspecto a ser avaliado todo o processo.

 

Um comentário:

  1. Carolina, você fez uma excelente reflexão sobre avaliação... Apesar dos desencontros e das exigências, confio muito na possibilidade de fazermos diferente. Infelizmente, muitas são as resistências, principalmente, daqueles e daquelas que sentem-se seguros em sua visão tradicional (COMODISTA) de educação. Vejo que você está se esforçando muito e demonstrando que quanto mais se aprende, mais não sabemos e queremos saber. Parabéns por ter aceitado o desafio e ter se comprometido com esta tarefa inovadora!!

    ResponderExcluir