sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aula do dia 02/06

O texto Contextos de alfabetização na aula, Ana Teberosky e Núria Ribera, é simplesmente maravilhoso. Anteriormente já havíamos iniciado a leitura dele em sala de aula, é fizemos alguns comentários, mas neta aula em que finalizamos as discussões, cheguei a conclusão que este texto deveria ser a bíblia das alfabetizadoras, pois as autoras realizam pontes entre teoria é prática, mostrando formas de alcançar sucesso no processo de alfabetização sem a utilização de métodos repetitivos e sem contexto.
Atenta para a importância de apresentarmos para nossos alunos diferentes tipos de texto desde a Educação Infantil, rompendo com o mito de que durante o processo de alfabetização deve-se trabalhar apenas com textos sem conteúdo, e repetitivos , como por exemplo o famoso " O bebe baba", isso nem deveria ser considerado texto pois não tem coerência , é diferente do que muitos educadores ainda acreditam, a interpretação deve ser trabalhada desde a Educação Infantil

Contextos de Alfabetização:

Relação entre ação e objeto: As autoras tratam a importância da criança conhecer diferentes tipos de textos desde a educação infantil,pois mesmo que elas ainda não saiba ler, iram perceber que as estruturas se diferem umas das outras , assim como que cada um é utilizado para um determinado fim.
De ação dos adultos : As autoras falam que para a criança é muito importante observar as ações de leitura e escrita do um adulto, para que ela mesma desenvolva essa ação .
De escutar a leitura em voz alta: Escutar o adulto ler é importante, mas neste processo a criança não deve ser um mero espectador, o adulto deve estimular que a criança a participar ativamente, mostrando-lhe as figuras, perguntando o que ela esta vendo, o que entendeu, etc.
De escrever em “voz alta” ditando para o professor : M esmo antes de saberem escrever, as crianças já são capazes de produzir textos, e é muito importante que o professor à estimule. Trabalhando com escriban , ou seja reproduzindo graficamente, o texto que o aluno produziu oralmente.
De perguntar e receber resposta : É muito fácil ver um adulto se irritar com uma criança por ela fazer muitas perguntas , mas essa postura e incorreta , pois a criança deve ser estimulada a perguntar pois isso vai ajuda na sua compreensão.Um outro erro que cometemos a algumas perguntas feitas por crianças pó acreditarmos que elas não iram compreender, mas mesmo que não comprenda naquele momento em um outro era irá compreender e o mais importante é não deixar nenhuma pergunta sem resposta.
De suas próprias ações de escrever: Devemos sempre estimular a criança a descobrir como deve realizar determinada tarefa, ao em vez de simplesmente dizer como deve ser feito, ou seja, em vez de mostrar a criança como uma palavra é escrita e mandar-lhe copiar mil vezes de forma mecânica, o professor deve estimular-lhe a descobrir como escreve-la . Um boa estratégia e pedir que escrevam em duplas pois a interação irá fazer com que ambas a evoluírem juntas.
De produzir textos longos: É muito importante que o aluno evoluir sempre em sua produções textuais pois assim irá além de desenvolver sua criatividade, aprender a estrutura de um texto ( separação entre as palavras, pontuação de frases, espaço em branco inicial indicando parágrafo etc.)



2 comentários:

  1. Você iniciou a reflexão. Pode aprofundar apresentando os contextos que as autoras mostraram, explicando cada um deles.
    Ao avaliar globalmente o seu portfólio, percebo que vem avançando em suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Além disso, seu portfólio está bem organizado e, dentro do possível, atendendo aos propósitos e descritores. Faltam atividades e devem ser colocadas.

    Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[Em suas postagens, você já utiliza vários recursos. Sugiro que procure utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc.que se relacionem com sua reflexão e que você evidencie esta relação. Você pode inserir vídeos de professores e alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, entrevistas com especialistas,etc.]

    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]

    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]


    Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Carolina, a reflex~ao ficou muito boa. Voce conseguiu retratar todos os pontos mais importantes apresentados pelas autoras. Em relacao aos contextos, voce pode ampliar seus significados...

    ResponderExcluir