segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lendo o jornal

           Já era do meu conhecimento a importância das rodas de leitura na Educação Infantil, por desenvolverem as habilidades lingüísticas, facilitar a compreensão da leitura e a interpretação, por esses e outros motivos, esta é uma atividade realizada com freqüência em minha sala de aula, mas sempre utilizava livros infantis.

A partir da leitura do texto: “Processos iniciais de leitura e escrita “ de Rosineide Magalhães, comecei a pensar em englobar outros tipos de textos as minhas rodas de leitura , resolvi começar com a leitura de diferentes reportagens de um jornal, por englobar vários gêneros textuais .

O trabalho foi desenvolvido em quatro aulas. No primeiro dia lemos uma reportagem que narrava um acidente de automóvel, no segundo uma entrevista com um atleta famoso, no terceiro uma receita e no quarto os classificados.

Debatemos temas importantes, como: a importância de não beber quando dirigir, a importância dos esportes e de uma alimentação saudável, e o desemprego. Confesso que me surpreendi com o conhecimento que eles já possuíam dos assuntos. Mas meu foco principal ao desenvolver esta atividade foi mostrar aos meus alunos que não existe apenas um tipo de texto, e que cada gênero textual  possui características e finalidades próprias.

Um comentário:

  1. Carolina, muito interessante sua reflexão, principalmente, porque vocë traz a prática para a discussão. Sugiro que aproveite para atualizar seu portfólio postando a pesquisa sobre gênero textual e tipologia textual. Conhecer melhor estes conceitos ajudará vocé a trabalhar com diversos gêneros textuais e, assim, desenvolver diversas competências em seus alunos.

    ResponderExcluir